terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Meu amigo imaginário favorito.

Tudo parece mais fácil quando ele está ali.  Pronto para te ouvir, te acalentar, te entender. O perfeito amigo que qualquer um gostaria de ter. Só há um probleminha: ele é imaginário. Pois bem, o livro para a resenha de hoje é Memórias de Um Amigo Imaginário do Matthew DicksEsse livro foi patrocinado por minha melhor amiga, Alana, que entende e apoia essa minha compulsão sobre temas peculiares e foras dos padrões :)

Título: Memórias de um amigo imaginário  
Autor: Matthew Dicks    
ISDN: 4283000                             
Ediotra: iD                     
Páginas:                             

Enquanto Max acreditar em mim, eu existo. Posso precisar da imaginação do Max para existir, mas tenho os meus pensamentos, as minhas ideias e a minha vida, tudo isso separado dele.” “Max não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, mas bem de longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa.” “Nós dois não gostamos da Sra. Patterson, mas ultimamente ela e Max estão estranhamente próximos. Isso não é normal, muito menos para alguém como o meu amigo. Ele corre perigo, tenho certeza...


Você já teve um amigo imaginário na infância? Em formatos estranhos ou animais falantes?
Pois bem, imagina só que interessante seria se um amigo imaginário pudesse ter o poder de narrar uma história? 
É o que Budo faz, narra a história de seu 'criador' Max, um adorável e especial garotinho. 


Max precisa de ajuda para decisões simples como escolher sua roupa ou o sabor do sorvete, ele tem problemas com certos 'valentões' no colégio como qualquer criança, sua peculiaridade é que ele tem a síndrome de Asperger, apresentando traços de autismo. Tornando-o uma criança com certa dificuldade de socialização, seu interesse exagerado é sempre por um determinado tópico por vez e essa é só uma das características de tal síndrome. É justamente por isso que ele cria Budo, um perfeito amigo aos seus moldes, suprindo suas necessidades.
  Budo tem 5 anos, para um amigo imaginário isso é quase um recorde, eles não foram feitos para durar tanto tempo, as crianças crescem e se esquecem deles rapidamente. Contudo, Max ainda precisa que ele esteja ao seu lado, sendo seu protetor, seu único amigo. Então de repente tudo pode mudar. Algo ruim está prestes a acontecer e só Budo pode salvar seu amigo do que virá. Porém isso tem um preço, um tanto quanto caro demais. Se Max não 
acreditar mais em Budo, ele não existirá mais. 

E para onde os amigos imaginários vão depois que suas crianças se esquecem deles?

Eu adorei Memórias de um Amigo Imaginário, estava louca para fugir um pouco do romance-meloso-de-cada-dia e foi a melhor escolha que poderia fazer, o Matthew aborda um assunto tão delicado de uma maneira incrível, além de ser um fofo com os leitores, eu acabei seguindo ele no twitter e confesso que me derreto todas as vezes (e são muitas) que ele relata alguma história de seus filhos, uma menina (a Clara, para quem ele dedica o livro) e um garotinho.  


É impossível não se apegar aos personagens nessa história. Apesar de ser bem simples, foi o livro em que eu vi mais evolução nos personagens até hoje. É impressionante como eles crescem e amadurecem ao decorrer do livro. A escrita é extremamente fácil, o único problema são alguns erros ortográficos (principalmente no final do livro). Para quem, como eu, ao ver um erro de português "chamativo" dá uma resmungada de leve, pode ser um lado ruim. 



Trechinho favorito: 
-Mas você tem de ser a pessoa mais corajosa do mundo para sair todos os dias sendo você mesmo, quando ninguém gosta de quem você é. - Explico eu. Eu nunca conseguiria ser tão corajoso como Max. 
-Eu gostaria de ter um amigo como Max. - Diz Oswald. 
Música que me faz lembrar o livro: O Anjo Mais Velho - Teatro Mágico.


3 comentários:

  1. A patrocinadora aqui, brinks
    Esse livro sem dúvida é muito fofo e lindo, a linguagem fácil não compromete em nada, até deixa mais realista pq apesar de ser imaginário Budo continua sendo uma criança.

    Lana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal