sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Beleza Perdida.

Sou uma verdadeira fã de alguns clichês, mas até mesmo uma fã se cansa às vezes.
Eu cansei nos últimos tempos.
Procurei um livro diferente, que me cativasse por outro motivo, então notei Beleza Perdida. E me apaixonei por esse livro como há muito tempo não ando me apegando com livro algum.

Livro:Beleza Perdida. 
Autora: Amy Harmon.
Páginas: 336.
Editora: Verus.
ISBN-13: 9788576863748.
Sinopse: Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose… até tudo na vida dele mudar.
Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido.
Este é um livro profundo e emocionante sobre a amizade que supera a tristeza, sobre o heroísmo que desafia as definições comuns, além de uma releitura moderna de A Bela e a Fera, que nos faz descobrir que há tanto beleza quanto ferocidade em todos nós.


Há uma beleza diferente nesse livro. Uma beleza do feio, da dor crua. Estava com saudades de uma ressaca literária e quando ela veio, já não soube lidar direito com a dita cuja.


Ambrose Young veio de uma família feita de galhos tortos. Ele mora com o pai (que o criou, não biológico) enquanto sua mãe decidiu sair da cidade a procura de algo que nem ela mesma sabe. Ele tem um corpo esculpido e um rosto de anjo, um verdadeiro talento para luta e uma carreira pela frente. Tem, inclusive, vários corações das garotas da sua escola bem na palma da sua mão.

Rita e Fern são amigas e cada uma está em uma mão do bonito do colégio, as duas possuem uma certa paixonite por Ambrose. Bem, Rita possui uma paixonite, Fern já atingiu outro patamar. O fato de ter trocado cartinhas de amor juvenil se passando pelo rosto bonito da sua amiga, definitivamente, influenciou nisso.

Enquanto Rita tem uma beleza destacável, notável e invejável, Fern beira a esquisitice, mas vejam só... Ela tem um bom coração, é inteligente e gosta de Shakespeare.
A trama do livro, me lembra um pouco de um pequeno poema de Carlos Drummond titulado como A Quadrilha. Um tal de:
João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
Pois bem, Bailey é primo de Fern, ele gosta de Rita que gosta de Ambrose, dele também gosta Fern enquanto o garoto cobiçado gosta da imagem de Rita e das cartas que Fern escreve se passando por Rita. Ufa!

Bailey é o melhor amigo e primo de Fern, um sujeito astuto que nasceu com E.L.A, uma doença degenerativa que aos poucos foi restringindo sua movimentação, dono de uma personalidade ímpar.
Ele é um ser tão evoluído... O tipo de pessoa que a maioria de nós, meros mortais, se esforça tanto para ser, mas que não chegará ao cotovelo direito (estamos quase!). Existe essa sabedoria de quem sabe que o fim está próximo, mas não teme. Bailey já ultrapassou alguns recordes por estar em sua adolescência, ele é a cabeça do time do seu pai, o treinador de luta do colégio. 

Beleza Perdida se inicia assim, timidamente, até que uma bomba explode. Ou devo dizer um avião? O 11 de setembro mexeu com a pequena cidade como mexeu com os EUA, em suma maioria. Talvez tenha sido esse lado emocional que mexe tanto com o homem que Ambrose não quer uma bolsa de estudos incrível em uma universidade boa, ele decide se alistar. Ir para o Iraque, um futuro incerto. E leva seus 3 amigos junto. 

Chorei tanto nesse livro que choro só de lembrar de ter chorado eu choro novamente haha Ele é todo narrado em terceira pessoa, em suma maioria do ponto de vista Fern, mas com passagens de Ambrose também, e a escrita de Amy Harmon é simples e rebuscada nos momentos certos. Fiquem atentos nos nomes de cada capítulo, parece uma lista, certo? Lembrem isso quando forem correndo atrás dele.

Uma vasta seleção de uma lista de trechos favoritos:
  • -Existem momentos assim, Bailey. Momentos em que você acha que não vai mais aguentar. Mas aí descobre que consegue. Sempre consegue. Você é durão. Vai respirar fundo, engolir só um pouco mais, aguentar só um pouco mais, e depois vai conseguir fôlego novo. 
  • -Mas isso é que é legal na amizade. Não se trata de ser perfeito nem de ser merecedor. A gente te ama e você ama a gente, por isso vamos estar ao seu lado.  
  • -Pense nisso. Não existiria a tristeza se não tivesse existido a alegria. Eu não sentira a perda se não tivesse existido o amor.

4/5

Estou ficando cada vez mais exigente para notas 5, mas essa chegou perto. Muitíssimo perto.

3 comentários:

  1. Ameeei a resenha loly <3
    Conheci Ambrose através de ti <3

    ResponderExcluir
  2. Ameeei a resenha loly <3
    Conheci Ambrose através de ti <3

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou An <3
    É realmente um amor só. Leio a resenha e me apaixono de novo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal