domingo, 10 de julho de 2016

Eleanor & Park

Eleanor & Park é um daqueles livros que nos surpreendem positivamente, aqueles livros que nos abraçam apertado só para, logo em seguida, saírem andando por aí.

Livro: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
ISBN-10: 8542801253
Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Como uma leitora nunca deveria ser, olhei para Eleanor & Park com certa arrogância, como se não fosse mais do que um romance água com açúcar (categoria que leio sim, mas também da qual não espero muito além do roteiro clichezão). Fui surpreendida, rendida e capturada por um livro que, sem espaço para dúvidas, merece nossa atenção.

A leitura é leve e flui de forma muito dinâmica, com a constante mudança entre os pontos de vista, de Eleanor e de Park. Não confunda, no entanto, a leveza da leitura com a leveza da história, a obra tem uma doçura e uma fofurice gostosa de se ver, mas não poderia ser chamada exatamente de leve.

E isso porque muitos temas difíceis de digerir são abordados, são aspectos reais de mais para ignorarmos, para fantasiarmos ou para romantizarmos. A lógica da leitura segue então o famoso bordão do “morde e assopra”, ora, estamos contentes e felizes emitindo “owns” seqüenciados, ora estamos simplesmente enojados, afastando o livro para ter um tempo de respirar ou apenas magoados, com o coração muito partido para esboçar qualquer reação.



Eleanor tem um quê da adolescente que todas nós fomos, em algum aspecto pelo menos. Além disso e também por isso, a identificação com as personagens surge naturalmente, como quando conhecemos um amigo pela primeira vez e já sabemos que seremos amigos, porque as coisas acontecem óbvias assim.

Se você, pacat@ curios@, não está convencido de ler, apesar dos meus esforços até aqui, tenho uma carta na manga para o número final:

As referências.

O livro de Rainbow Rowell é recheado com um bocado de indicações que, por si só, já valem a leitura. Como um livro ambientando em meados de 1986, em uma cidadezinha norte americana, músicas, bandas e HQs são assuntos recorrentes nos diálogos. Vem ser Nerd com a gente, vem.

Fui lendo e anotando essas referências, para não esquecer de checá-las em um momento oportuno. Uma boa idéia, fica a dica, foi assim que me lembrei de procurar e ouvir Love Will Tear Us Apart, do Joy Division que, neste momento, é a música mais tocada na minha cabeça.


Resenha feita por Liz (é uma leitora colaboradora do Curiosa Metamorfose, volta e meia ela surge por aqui contando de forma divertida suas experiências no mundo literário ou em séries, e que, provavelmente, está se perguntando quando esse parênteses irá acabar. Agora mesmo).  

3.5 de 5 

3 comentários:

  1. A cada resenha que eu leio desse livro, sinto algo diferente. Pena que ainda eu não consegui comprá-lo para tirar minhas próprias conclusões. Vontade é o que não falta! Adorei a resenha e a forma como a escreveu :D

    Beijos.
    www.lidianomundodalua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A história desse livro parece muito bonita, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Mesmo assim, ele já está na minha lista de desejados que atualmente se encontra repleta de leituras ainda do começo do ano haha.
    Parabéns!
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Liz!!!
    Tenho que admitir que essa capa por si só já é uma fofura e eu sou meio suspeita, pois eu amo livros com o tema clichê mesmo <3
    Ai e esse livro é uma graça pois mistura um romance nerd e ainda cita coisas que eu adoro :)
    Adorei a resenha e o livro já tá anotado.

    lereliterario.blogspo.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal