sexta-feira, 20 de maio de 2016

Depois de Você.

Confesso que sou arretadamente apaixonada por Como eu era antes de você.
Li aos 16 anos, antes de todo o fuzuê causado por ele (pensem no orgulho que eu tenho de dizer isso...) e cheguei até a fazer uma resenha aqui no Curiosa.  
Ler a continuação de um dos meus livros favoritos foi um misto de matando a saudade e um desafio. 

Livro: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN-10: 8580578647
Sinopse: 
Não pense muito em mim. 
Apenas viva bem.
Apenas viva. 










Eu me tornei amiga da Lou (quase minha xará) desde o primeiro momento que a conheci, eu quis abraçá-la, comer alguns cupcakes ao seu lado e acalmá-la com 'está tudo bem, todas nós sofremos', assim que terminou Como eu era antes de você. 3 anos se passaram desde então e aqui estamos nós novamente.

Ao ler algumas resenhas aqui e ali de Depois de Você já fui minando grandes expectativas dele. Pensei, cá com meus botões, que a minha amiga Jojo Moyes queria faturar um dinheirinho a mais com uma continuação forçada. Ouso complementar que pensei, ainda, que o livro iria remeter tanto a Louise (eu), quanto a Louisa (ela) do passado. Eu, no auge dos meus 16 anos, agarrada a meu livro favorito. Ela, com suas roupas maluquinhas e seu jeito tão singular, tão alto astral de ser.


Errei, Curiosos, e não tenho vergonha nenhuma de dizer isso. 
Assim que iniciei a leitura, estava na ponta da língua um "eu não conheço essa Lou", mas mordi antes de dizer algo. Na verdade, bem da verdade, eu conheço sim. O que eu esperava afinal? Que ela pudesse ser feliz em um café de Paris por toda a sua vida? Que ela pudesse superar, seguir adiante, não ter problemas nenhum com o ocorrido? 

A dor muda qualquer um, não sei porque pensei que seria diferente com a Lou. 
E eu não sei, ao certo, porque Depois de Você não conseguiu agradar tantas pessoas como o primogênito, ele tem uma beleza própria que me agradou. Um borbulhar triste, desafiante e esperançoso do amanhã. Um aparecimento de alguém relacionado a Will que muda tudo e um tal de 'nunca saber o que acontece quando alguém cai de uma grande altura'.  
Depois de Você são os primeiros passos depois de um tempo longo com a perna engessada. É incerto e certo ao mesmo tempo.


É maravilhoso sentir essa escrita da amiga Jojo, como um cafuné de consolo depois de uma prova muito ruim.
A chuva foi diminuindo e parando quase como se pedisse desculpas, como se o clima admitisse que realmente não sabia o que tinha dado nele. (página 169). 
Eu adorei Depois de Você, a veracidade na história, das coisas irem do modo que eu não queria, mas mesmo assim (mesmo assim), ele não mereceu uma nota máxima. Ler esse livro foi como voltar para casa após um longo e cansativo dia. Foi bom, gostoso e gratificante. Sem olhos brilhantes por dias, mas uma calmaria no coração que em alguns momentos é só o que a gente quer.

Vai deixar saudade, meus bens. 
(Outros) trechos favoritos: 
  • Mas... Ás vezes, Louisa, seguir em frente significa que temos que nos proteger. E talvez, no fundo, você tenha entendido isso. 
  • Ás vezes reparo na vida das pessoas à minha volta e me pergunto se não estamos todos destinados a deixar um rastro de estrago. Não são só seus pais que fundem a sua cuca. Olhei ao redor, como se de repente tivessem me entregado óculos limpos, e notei que quase todo mundo carregava a marca burtal do amor, fosse perdido, roubado ou simplesmente sepultado num túmulo. 

Porque essa música parece que foi feita para Depois de Você. I lived do One Republic. 


4.5/5

6 comentários:

  1. Olá!
    Quando vi a Lou no trailer eu imaginei uma personagem "bobinha", mas depois de ler as narrações dela, como se sente, eu percebi como ela é inteligente e dedicada e adorei!
    As opiniões ficam bem divididas quanto esse livro, mas como gostei bastante do primeiro (e com essa resenha maravilhosa) vou ler esse também!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mônica!
      A Lou me conquistou logo de cara, tão gente como a gente. Eu me identifiquei aos poucos com seu jeito e quando não, adorei suas outras características.
      Do fundo do meu coração acredito que o sucesso de CEEADV não é o Will, que é incrível, vale salientar, mas é justamente ela, Louisa.
      E fico feliz que tenha cutucado a vontade de ler Depois de Você. Ele merece, a Lou merece que saibam o que aconteceu com ela em seguida.
      Boa leitura :)

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Nunca li uma resenha tão linda como essa! A Lou é uma dessas personagens que a gente se identifica logo nas primeiras páginas. Acredito que Depois de você deve ser um lindo final para ela. Estou com muitas expectativas para essa leitura!

    Beijo grande,
    https://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo sim e contigo?
      Muito obrigada pela fofura <3
      Você falou exatamente aquilo que sinto. Me identifiquei com a Lou nas linhas e entrelinhas.
      Vai fundo em Depois de Você, mas não com tanta sede ao pote. O que acaba decepcionando são as grandes expectativas. Acho que foi por isso que gostei tanto da leitura.
      Beijão! :3
      p.s.: acabei de conhecer o seu blog e já estou apaixonada <3

      Excluir
  3. Olá!!!
    Eu li poucas resenhas que falavam bem sobre o livro, mas mesmo assim ainda queria dar chance pra ele pelas resenhas boas que falaram. E pelo jeito não irei me arrepender assim que ler :3
    Eu ia achar estranho alguém superar as coisas tão rápidos, a Lou é forte mas também amava e passar pelo que ela passou deixa alguém mal mesmo.
    Não vejo a hora do meu exemplar chegar para ler :3
    Parabéns pela resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia!
      Eu também fiquei um pezinho para trás em relação a esse livro justamente pelas resenhas que li. Acredito que a melhor coisa foi não ter grandes expectativas.
      Eu fico encantada pela força da Lou, você verá. Ela é de uma natureza incrível que deixa-me no chão pelas pequenas coisas que acabo perdendo as estribeiras hahaha
      Espero que goste <3
      Boa leitura e muito obrigada!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal