terça-feira, 30 de junho de 2015

De coração para coração.

Já viu/leu alguma reportagem sobre transplante de órgãos?
Será que você, assim como eu, também já imaginou a história por trás das duas famílias?
A tristeza de perder alguém acompanhada da alegria do fim de uma espera.
É curioso, caro Curioso.

Livro: De coração para coração
Autora: Lurlene McDaniel
Editora: Novo conceito
Páginas: 208
ISBN-13: 9788581633138
Sinopse: De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade.
Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido.
Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.


Esse é um livro sobre duas histórias e o cruzamento de ambas.
De coração para coração é divido em três partes, contado em terceira pessoa onisciente e narrado de um jeitinho tão leve para uma história tão profunda.



Elowyn e Kassey são amigas de infância, enquanto Elow tinha família sólida, pais amorosos e uma quantidade bancária que não deixava ninguém suando frio, já Kassey tinha a figura materna como base e cada dia era um dia. Elas já viajaram juntas, compartilharam dores, alegrias e besteiras da rotina. O único sinal de trepidação da amizade das duas foi visto quando Elowyn começou a namorar um bonito garoto chamado Wyatt.

Arabeth começou a dar sinais de um coração falho bem cedo. Quando pequena ela já sentia sinais de cansaço quando corria nas brincadeiras e não aguentava mais o pique das outras crianças. Suas amizades tornaram-se limitadas assim como a presença de seu pai, um soldado americano lutando no Afeganistão.


Poucas pessoas sabem que há uma possibilidade chamada memória celular para explicar alguns casos de transplante de órgãos. Com um trechinho diretamente retirado da amiga wiki: memória celular é uma hipótese que postula que memóriashábitos, interesses e gostos podem ser memorizados por outras células do corpo humano para além dos neurônios. Ou seja com um exemplo simples: uma pessoa X que recebeu um coração de outra pessoa Y pode adquirir alguns hábitos da pessoa Y, como gosto de comida, cores, assuntos, pequenos detalhes interessantes.

Espero que vocês achem gostoso, tanto quanto eu, aprender uma coisa nova a cada livro e De Coração Para Coração dá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse assunto. 
Memória Celular já é explicada em alguns casos reais, apesar de ainda não ter uma explicação unânime no meio científico. 

Li esse livro em um dia. A culpa da minha rapidez se dá ao fato da leitura fluida, linguagem fácil para um assunto delicado. Se você pretende ler um livro de romance, talvez se decepcione, o amor em De coração para coração é de outro tipo. A amizade é o forte. As diferenças, semelhanças, o companheirismo. Apesar de meu carinho pelo livro, achei o final muito corrido. Como se houvesse pressa para acabá-lo e acabou interferindo na qualidade. Todavia é uma leitura que qualquer um deveria separar um tempinho. É diferencial e especial.

Trecho favorito:
Sou esperta o suficiente para entender que a vida é definida por momentos decisivos que, em sua maioria, não planejados ou esperados. Um jipe que estaciona em frente à sua casa em uma tarde quente. Um telefone que toca e uma voz que diz: "Nós temos um coração". Esses momentos se tornam pontos de referência em minha vida.
 
4 de 5 borboestrelas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal