sábado, 30 de abril de 2016

O Ouro de Mefisto

Encontrei esse livro do nada, olhei a sinopse rapidamente e resolvi ler. Do nada. Eu nunca tinha feito algo assim,  e um livro que eu achava que seria um simples passa tempo se transformou no meu bebê, pois não consegui desgrudar dele até terminar tudinho..... Veja o por quê na resenha a seguir...



Livro: O Ouro de Mefisto
Autora: Eric Frattini
Editora: Jangada
Páginas: 491
ISBN: 9788564850101


Sinopse: Em uma Europa devastada pela II Guerra Mundial e com o pano de fundo da Alemanha nazista, o jovem e ambicioso seminarista August Lienart e a misteriosa guerrilheira Elisabetta Darazzo estão envolvidos em uma missão: impedir o futuro surgimento do Quarto Reich.



   No fim da Segunda Guerra Mundial, os alemães nazistas já percebiam que a derrota seria eminente e resolvem criar uma organização para que a fuga seja facilitada. Entretanto, como estratégia para despistar os aliados, Hitler escolhe um antigo amigo francês - Edmund Lienart. Este  deve comandar a Odessa para que todos consigam escapar com vida e resolve pedir ajuda do filho, o jovem seminarista August. Mas além de manter a organização em segurança, eles precisam assegurar que um ambiente para o Quarto Reich seja criado e que "o escolhido" possa se estabelecer.

   O livro começa com três assasinatos, e depois volta no tempo para o final da Segunda Guerra Mundial. A Odessa é criada por ordem de Hitler para criar rotas de fuga para que os que serviram ao estado nazista, assim estes poderão escapar sem os aliados descobrirem os crimes cometidos. August resolve ajudar o pai nessa perigosa missão, sendo sua principal função manter o contato entre o Vaticano e a Odessa, para que os corredores de fuga sejam cedidos aos alemães. Ao decorrer da narrativa vemos August crescer e se modificar, aprendendo que seus sonhos não estão de acordo com o mundo que ele se encontrava e se tornando um adulto cada vez mais ambicioso pelo que o poder pode lhe proporcionar, e deixando de lado a sua paixão por uma "causa" maior. 

   Definitivamente me surpreendi com a história por abordar o assunto da fuga dos nazistas e o "boato" de que hitler não teria se matado e nem sua esposa, Eva Braun. Como um suspense histórico, o livro conta com personagens reais - tendo Hitler, Eva Braun , Martin Bormann ( secretário pessoal de hitler) e tantos outros comandantes, médicos (os anjos da morte), empresários nazistas- como também personagens ficcionais, sendo este o nosso protagonista, o jovem August Lienart. Como é uma ficção histórica, não podemos levar como ações verdadeiras mas baseadas em descobertas, como já se comprovou que realmente existiu a Odessa, e assim se criou o enredo do livro.

   A narração é em terceira pessoa, ou seja, podemos ter várias visões: a do August - que passa por um verdadeiro dilema - como também a dos Aliados e seus espiões, a dos comandantes nazistas. Eu achei tudo tão completo e bem escrito que eu simplesmente me entreguei ao enredo e quando vi já estava me imaginando na Itália acompanhando August pelo Vaticano. Eu não sabia se ele se tornaria nosso herói ou vilão, e até certo poto do livro nõ consegui julgar, mas a escrita foi tão boa que o personagem se tornou real aos meus olhos. E o mais interessante: no final do livro há as informações sobre os personagens não fictícios, eu adorei saber a história deles, apesar de serem criminosos.

  Não pense que o livro é um mundo perfeito, ele mostra as experiências feitas pelos nazistas, soldados que não sentem piedade em matar, padres que se preocupam mais com o dinheiro do que com o seu Deus e as pessoas, resumindo: possui cenas fortes, e claro algumas romantizadas, mas isso é normal. O que eu quero dizer nesta resenha é que eu descobri um livro ótimo que infelizmente não é muito conhecido, mas muitas vezes é muito melhor que uma aula de História ( sem considerar o lado ficcional, por favor, mas os fatos que realmente aconteceram que o livro aborda). Eu simplesmente me apaixonei sem perceber..... 



Trecho

"  - O amor, August, consiste em colocar as necessidades do outro acima das nossas, uma coisa que você nunca esteve disposto a fazer. O tempo não é o melhor remédio para as feridas?
   - Sim, mas também o mais doloroso. Alguém disse que não podemos fazer nada pela pessoa amada, exceto continuar amando-a. Adeus, Eli. Cuide sempre de Clara - disse Lienart, voltando as costas a Elisabetta, a mulher que sempre faria parte de sua vida. Aos poucos, afastou-se na direção do Vaticano sem sequer virar a cabeça para lançar um último olhar ao que, para ele, já era passado. "

7 comentários:

  1. Olá!
    Adoro livros com temáticas históricas, espero poder ler esse um dia. Achei a história super interessante!!
    Amei a resenha <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que amou a resenha <3 Fico muito feliz com isso!! E eu também gosto de temáticas históricas, me sinto como se estivesse vivendo aquilo ^^
      Obrigada por comentar Mônica

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, amo livros com temas históricos.
    Gostaria muito de ler esse livro, ainda mais quando ele fala sobre assuntos como primeira e segunda guerras mundiais, revolução industrial (esses são meus temas favoritos)
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super recomendo esse livro, gostei bastante, principalmente se você gosta de temas históricos. E ele fala da segunda guerra e da guerra fria de uma forma que você participa dos eventos, sério. São temas que você vai adorar!

      Obrigada por comentar Christian ^^
      Abraços

      Excluir
  3. Olá Lana!!!
    É tão bom quando conhecemos um livro por acaso e nos apaixonamos por ele. Admito que ás vezes pego um livro por acaso e vou ler, pois ás vezes acabo me surpreendendo.
    Adorei a resenha e é muito bom conhecer livros que trazem algo histórico para gente :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia!
      Pois é menina, eu fiquei tão surpresa e feliz por ter achado um livro bom por acaso! Isso é tão gostoso que eu tenho vontade de sair gritando para todo mundo que achei um livro ótimo!!!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ^^

      Excluir
  4. Terminei de ler agora mesmo este livro, é sensacional.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal