Autora: A.S.A. Harrison
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
ISBN: 9788580575224
Sinopse: O Casamento de Jodi e Todd está em crise. Há muita coisa em jogo, incluindo a vida abastada que levam em um belo apartamento de frente ao lago em Chicago, enquanto ela, a assassina, e ele, a vítima, se aproximam miseravelmente do momento crucial. Ele é um adúltero inveterado. Ela vive e respira negação. Ele habita um mundo dúbio. Ela gosta de dar o troco. Ele decide jogar para valer. Ela não tem mais nada a perder.
Contado em perspectivas alternadas, A mulher silenciosa é um livro sobre um casamento na agonia da dissolução, um casal rumo à catástrofe, concessões que não podem ser feitas e promessas que não serão cumpridas.
Jodi e Todd vivem um casamento considerado perfeito, mas apenas de fachada. Eles se amam de certa forma, gostam da estabilidade que encontraram, e do casamento equilibrado. Bem, era o que eles pensavam, até Todd encontrar uma amante que o fez sair de uma depressão e se sentir vivo novamente. E é na ideia do divórcio que vemos os personagens mudarem, fazendo - os sair da zona de conforto e quebrando a "harmonia" entre eles.
A autora foca na análise psicológica de cada personagem, e dá para notar isso principalmente com a Jodi que é psicóloga e utiliza seus estudos para analisar a vida, suas atitudes e seus erros. Percebi que a A.S.A. Harrison conseguiu criar um porquê psíquico para os personagens agirem de tal maneira, e como suas infâncias os modelaram - por exemplo: o fato do Todd ser mulherengo tem base no amor pela mãe.
Trecho
"Todo psicólogo sabe que não é o evento em si, mas como a pessoa responde a ele, o que conta a história. Pegue dez indivíduos variados, exponha-os às mesmas experiências de vida e cada um deles as permeará com significados e detalhes pessoais requintados."A escrita da autora é leve e gostosa de se ler, fazendo com que a relação entre Jodi e Todd seja palpável e real, de fato demonstrando um casamento em crise, sem aquele romance meloso. Contudo eu me decepcionei com o fato de não haver um suspense propriamente dito no livro já que sabemos quem quer matar quem desde o começo, além do fato de algumas partes ter teorias com famosos psicólogos ou psicanalistas, eu voava bastante porque essa área não é meu forte. Também não senti uma caracterização interessante da Jodi, para mim ela ficou meio vaga e sem forma, não sei se foi proposital mas isso me incomodou.
Dessa forma, apesar de gostado da leitura, eu darei nota 3,5/5, pois o fato de eu esperar algo totalmente diferente do livro me abalou bastante. Mas, para aqueles que curtem a área da psicologia, este livro é bem interessante!
Trecho
"Jodi é aquela que nunca voltou a pensar no assunto. Nem uma vez. Nunca. O que aconteceu com ela em sua distante infância sem dúvida se classifica como verdadeiramente esquecido, deixado para trás, defunto, erradicado. Ou assim ela poderia pensar caso não tivesse estudado psicologia. No final, ela precisou aceitar que mesmo que você esqueça, não quer dizer que aquilo nunca aconteceu."
Parece interessante, vou colocar na minha lista de leitura.
ResponderExcluirAmei a capa do livro <3
e a resenha também ;)
Beijocas,
Rebeca Grauer
Também adorei a capa Rebeca e fico feliz que você tenha gostado da minha resenha ^^
ExcluirAssim, acho que o livro será mais interessante para aqueles que gostam da área da psicologia, se esse for o seu caso, recomendo! :)
Beijos
A ideia do livro é legal, mas não sei se entraria na minha lista de leitura, mas por motivos de já ter muitos livros haha.
ResponderExcluirAbraços!
http://umlivroabertoig.blogspot.com/
Sim, entendo Christian. Eu fui ler achando que haveria um suspense ou algo do tipo, por isso eu passei ele na frente de vários livros, mas acho que há outros livros mais impactantes!
ExcluirAbraços!
Olá Lana!!!
ResponderExcluirEu jurava que esse livro ou era de suspense ou era de terror :O
Errei feio também kkkkkk
É um livro com uma temática interessante e que parece mexer muito com o psicológico de leitor :)
lereliterario.blogspot.com
Acho que essa capa e esse título enganam kkkkkk Não mexe exatamente com o nosso psicológico, mas faz a gente refletir e pra quem curte psicologia é bem legal!
ExcluirAbraços e obrigada pelo comentário!