segunda-feira, 20 de junho de 2016

O Planeta dos Macacos

É o seguinte: como qualquer pessoa, eu tenho alguns preconceitos literários.
Eu sei que a grande maioria desses são totalmente infundados, mas vocês precisam saber que eu muitas vezes tenho voto nulo diante do meu gosto de leitura, que tem poder próprio.
Se eu não tivesse ganho de presente O Planeta dos Macacos eu não teria cogitado a ideia de lê-lo, então é por isso que hoje eu coloco minhas mãozinhas na direção do céu e agradeço [a quem me presenteou (beijo Vivi e J.P.)]

Livro: O Planeta dos Macacos 
Autor: Pierre Boulle
Editora: Aleph
Páginas: 216
ISBN-10: 8576572133
Sinopse:
Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos. Desde as primeiras páginas até o surpreendente final – ainda mais impactante que a famosa cena final do filme de 1968 –, O planeta dos macacos é um romance de tirar o fôlego, temperado com boa dose de sátira. Nele, Boulle revisita algumas das questões mais antigas da humanidade: O que define o homem? O que nos diferencia dos animais? Quem são os verdadeiros inimigos de nossa espécie?



Tenho uma miúda experiência com ficção científica. A que mais me sobressai nesse momento é Brilho, que já foi resenha por aqui. Esse nunca foi meu estilo favorito, mas me deixa vidrada de tal forma que só uma ficção científica tem a capacidade de nos deixar de ressaca literária.
Apesar dos pesares, arriscarei falar um pouquinho sobre, então por favor, não me julguem se eu errar (muito).

Acredito que toda ficção científica começa com um enorme ponto de interrogação. É um novo mundo, totalmente descoberto. Enquanto em alguns livros esse momento desbravador é exaustivo, em O Planeta dos Macacos foi abençoado com um agradável início.


Uma das versões adaptada ao cinema.
É através de um rolo de cartas manuscritas que descobrimos a história de Ulysse e seus dois companheiros de viagem, professor Antonelle e Arthur.
Nosso protagonista é jornalista e foi nessa mescla de espírito aventureiro com nada o prendendo na Terra, que Ulysse viajou rumo a um futuro totalmente incerto.

Tanto desejou que conseguiu. Aterrissaram, voluntária e calculadamente, no planeta Soror, que por si só provoca uma surpresa de ralar o queixo no chão de qualquer pesquisador. Ambiente propício a vida (uma cachoeira é vista logo de cara) e habitantes interessantíssimos: sujeitos muito semelhantes fisicamente aos seres humanos, mas como se a luz lá dentro estivesse apagada e não houvesse ninguém em casa, enquanto os verdadeiros seres pensantes têm quatro "mãos" articuladas e linguagem própria, e claro: são macacos.

É com um gosto a mais que lemos um livro bem publicado. Gosto que veio da diagramação e capa, mas que me conquistou nos detalhes: na antiga entrevista com o autor, Pierre Boulle, na breve biografia da sua vida e nas diferentes faces da ficção científica. Fiquei simplesmente encantada com o trabalho da Editora Aleph.



Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1963 e antes que seu nariz torça involuntariamente (ah, os preconceitos literários...) a escrita de Pierre Boulle é como uma aula do seu professor favorito.
A forma extremamente narrativa dele me agradou, o toque arrogante do personagem principal, Ulysse, deu a ele uma impressão mais humana, mais falha. Infelizmente tem um quêzinho machista nele, não consegui conter o franzido no nariz, mas respirei fundo e passei para a outra página.

E sim, no livro há esse quase romance que me agradou aos bocados. Uma Nova maneira de lidar, por assim dizer (não resisto aos duplos sentidos).

O Planeta dos Macacos me surpreendeu de tal forma que estou desnorteada até agora. Mostrou-me um mundo que eu não conhecia e fiquei fascinada, procurei filmes antigos, tagarelei sobre ele por aí (descobri que minha mãe revira os olhos até hoje, cansada de tanto falatório sobre esse filme) e tive que voltar do mergulho com resmungões.


4 comentários:

  1. Loly, eu também tenho um verdadeiro bloqueio por ficção científica. Torço o nariz toda vez que uma sinopse começa com "em um mundo onde"... Hahahaha. Por incrível que pareça, Planeta dos Macacos sempre foi um dos que eu mais me simpatizei, mas nunca tiver coragem de começar a leitura. Pela sua resenha talvez eu arrisque um dia, né? Quem sabe? Adorei saber que não sou só eu que tenho essa birra com sci-fi! hahaha

    http://olheinorodape.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que cogite a ideia de dar uma chance, Ana hahaha :)
      Vale a pena. Juro que vale.
      Às vezes é preciso que alguns livros nos joguem da nossa zona de conforto. Falo isso, mas depois de terminar de escrever esse comentário estarei procurando no skoob por um livro de romance U.U
      Adorei seu comentário e estarei de dedinhos cruzados para que O Planeta dos Macacos esteja em sua lista de leituras :*

      Excluir
  2. Olá Loly!!!
    Eu não sou muito de ler o gênero ficção científica porque nunca consigo me prender a história.
    Planeta dos Macacos eu assisti a primeira adaptação quando mais nova com minha mãe e é uma história interessante, mas que eu prefiro no filme e não no livro.
    O filme atual pra mim não é interessante e a adaptação não foi lá essas coisas, o livro tem uma diagramação maravilhosa :3
    Estilo Aleph pelo que se pode ver :)
    Mesmo eu não sendo uma fã do gênero tenho que lhe parabenizar pela resenha.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia!!
      Acredite em mim quando digo que te entendo perfeitamente bem. Olho duas, três e até cinco vezes antes de iniciar uma ficção científica, mas eu fico besta quando um livro me surpreende.
      O Planeta dos Macacos conseguiu.
      Vi os filmes (dois últimos) e não chegam ao dedinho mindinho do pé esquerdo hahaha Pode não parecer, mas a leitura é rápida, fluida e deliciosa.
      Fico feliz pelo seu comentário e tenho esperança que leia :)
      Beijãão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal