terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

RESENHA: Misery, Louca Obsessão

Olha eu de novo! E estou tão feliz por escrever essa Resenha. Faz muito tempo que eu estava querendo ler esse livro e outros do Stephen King e finalmente li olhos brilhando. Eu ganhei o livro, como os outros e agradeço a Igor. Mas vamos olhar para essa capa, não é linda??? PERFEITA. Certo, depois do meu surto vamos para a resenha.

Livro: Misery – Louca Obsessão
Autor: Stephen King
ISBN: 9788581052144
Editora: Suma de Letras
Páginas: 326

Sinopse: Paul Sheldon é um famoso escritor que finalmente encontrou sua maior fã. Ela se chama Annie Wilkes, e é mais que uma leitora voraz : é a enfermeira de Paul, pois cuida dos ferimentos que ele sofreu num grave acidente de carro. Mas Annie também é a carcereira de Paul, mantendo-o prisioneiro em sua casa isolada.
Agora Annie quer que Paul escreva sua obra-prima, mas só para ela. Annie tem vários métodos para incentivá-lo. Como uma agulha. Ou um machado. E, se nada funcionar, ela poderá ficar ainda mais perigosa.





E quando Sua Fã Número Um é sua salvadora e seu pior pesadelo? É Escrever para Sobreviver.

Paul Sheldon é um escritor famoso que sofre um acidente e é encontrado por Annie Wilkes, uma ex - enfermeira, que por coincidência também é a fã número um de Paul. Aos poucos ele percebe o quão diferente e esquisita Annie é, pois após descobrir que Paul matou a personagem principal da série “Misery”, Annie resolve fazê-lo perceber o grande erro que cometeu.
Para sobreviver e continuar recebendo os medicamentos que Annie possuí, Paul terá que criar um novo romance, e fazer a personagem reaparecer, com um detalhe: o livro será só para ela . E Annie usará  qualquer coisa como incentivo.

Meu Comentário

Durante todo o livro não senti conexão com o Paul ou com a Annie exatamente ( e isso não foi nada ruim, não se preocupem), e sim mais com a situação que estava sendo criada. A história é contada em terceira pessoa, porém King utiliza de vários artifícios para nos aproximar do personagem, mostrando seus pensamentos e reflexões - sendo momentos em que Paul pensa estar chegando à loucura e muitas vezes se compara com Sherazade (Xerazade) do conto As Mil e Uma Noites. Enquanto Annie ( a nossa psicótica) é mostrada como engenhosa e aos poucos pelos pensamentos de Paul vamos entendendo a angústia que ele sente. Na minha humilde análise Annie possui dupla personalidade conflitantes, o que faz Paul ter que aprender a lidar com as situações aos poucos.
O senhor King também usa o artifício dos pequenos Spoilers, como por exemplo " as últimas quatro palavras que ele diria " , dando uma tensão maior ao leitor, que já espera algo grotesco nas cenas seguintes eu confesso que às vezes dava uma olhada nas páginas seguintes, porque não conseguia acreditar no que ia acontecer.
E mais uma coisa interessante, o Stephen mostra trechos do livro que Paul está escrevendo, me fazendo sentir perto dele, lá naquele quarto de hóspedes.
     Se Recomendo? Está Brincando Comigo? É claro que SUPER Recomendo!


Trecho





“ – Acho que você pensa em escapar. Como um rato na ratoeira, não é? Mas não vai escapar, Paul. Se essa fosse uma de suas histórias, talvez você conseguisse, mas não é. Eu não posso deixar você ir embora... mas posso ir com você.”






                                                                Misery ( Filme )
O livro sofreu adaptação em 1990, com Kathy Bates como Annie Wilkes. A atriz ganhou um oscar de Melhor Atriz por sua interpretação. Como eu ainda não assisti o filme, não posso opinar sobre o que achei, mas pretendo fazer uma postagem futura sobre o Filme, não se preocupem. Fiquem com o trailer. O TRAILER CONTÉM ALGUNS SPOILERS. Só avisando.


2 comentários:

  1. Olá, Lana!

    Adoro o King, ele é meu autor preferido, mas calma que eu não tenho nada de Annie Wilkes, haha. Adorei esse livro, principalmente depois que li "Sobre A Escrita", mas não posso revelar os motivos, já que isso seria um belo de um spoiler.

    Adorei a resenha, parabéns! E parabéns também pelo blog - que é lindo!

    Beijocas,
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Obrigada ^^
      Eu quero muito ler outros livros dele como O cemitério, it e o iluminado -olhos brilhando- e eu vi o 'Sobre a Escrita', mas acho importante ler outros livros dele primeiro :)
      Que bom que você achou o blog lindo, deu trabalho para as meninas e eu conseguirmos chegar do jeitinho que ele está ^^
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal