sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

RESENHA: O Projeto Rosie.

Tem personagem que dá vontade de rasgar o livro para retirar do papel. Bater um papo, dar um abraço e não soltar mais.
Eu provavelmente enrolaria o Don Tillman no meu sofá com cordas e um nó-daqueles-de-escoteiro só para não perdê-lo de vista.
Li esse livro faz algum tempo, mas ele merece uma resenha. Principalmente porque acidentalmente no dia da compra eu derrubei um copo de chocolate gelado nele.

Título: O Projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
ISBN: 9788501402219
Páginas: 320
SinopsePerto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida, mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.




Um livro incrivelmente doce, como um chocolate gelado. Sem trocadilhos, Louise, pelo amor de Deus.



Desajeitado socialmente, Don mantém sua vida a rédeas curtas em uma rotina raramente quebrada.
Ele é bom em genética (puro eufemismo, ele é P.H.D. no assunto), preparo de lagostas e sabe lidar com sua vizinha, a viúva Dafne com Alzheimer, de um modo incrível.

Com seus 39 anos, ele está pronto para construir uma família. Só há um pequeno problema: ele não tem uma esposa.
É assim que surge seu fracassado Projeto Esposa. Uma lista de exigências que nem mesmo a Madre Teresa passaria, Don se esforça em seu Projeto e isso pode soar até cruel, mas é divertido vê-lo em cena a cada tropeçada. Imagine, então, quando o mais importante da lista se torna queimá-la por completo?

Escrito pelo ponto de vista de primeira pessoa, aos olhos do próprio Don, O Projeto Rosie saiu da mesmice e partiu para um casal longe de ser perfeito. Ele é um bonito geek (pode definir adultos assim também, certo?), com uma dificuldade em interação social e em determinar emoções, já ela é... Bem, a Rosie. Tão longe de ser a Madre Teresa quanto dois canhotos (aa) estão para ter um filho destro (Aa ou AA).

Desculpe, livro :(
Existe algo na Rosie... Ela não passaria no Projeto Esposa nem se morresse e ressuscitasse 7 vezes, mas há esse algo que torna-se impossível de esquecer quando ela confessa sua dúvida em relação a seu pai biológico com um leve tom amargo na voz. O Projeto Pai torna-se o objetivo e é encaixado aos trancos e barrancos na fiel rotina do Don.

É divertido, diferente e doce. Não só pelo acidente com o chocolate gelado, mas porque ao final da leitura deixou-me com aquele sentimento gostoso depois de ler um bom livro. O vocabulário do Don é um tanto quanto rico e isso pode influenciar na velocidade em que você lê o livro. Não o classificaria como aquele-livro-que-você-ler-em-uma-sentada-só, mas cada sentada valeria a pena.

Trechos favoritos: 
"Acredito que é dever da ciência, da humanidade, descobrir o máximo que pudermos. Mas sou um cientista físico, não um psicólogo. " 
"-Se você ama realmente uma pessoa - Prosseguiu Claudia - , deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal