sábado, 28 de março de 2015

Um mais um.

Se houver algum fã clube da Jojo Moyes vocês podem me avisar, por favor?
É o terceiro livro que leio dessa autora e cada um é singular e incrível ao mesmo tempo.
Se não tiver um ainda, estarei criando em breve.

Livro: Um mais um
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca 
ISBN: 9788580576542
Páginas: 320

Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.

Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?
Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã - que insiste em que ele vá visitar o pai doente -, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.
Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário. 


É impossível declarar se essa é a história de Jess, a mãe de uma família "com uma estrutura nova", de Ed, um geek bem sucedido que acaba de meter os pés pelas mãos, de Tanzie, uma garotinha prodígio com um talento incrível em matemática que Pitágoras ficaria com inveja, de Nicky um garoto gótico que vive com sua meia-irmã e sua ex-madrasta, ou de Norman, o adorável gigantesco cachorro babão.
Essa é uma história de todos eles. E é por isso que é incrivelmente deliciosa de ler. 

 A primeira coisa que você tem que saber sobre esse livro é que Jess tem um coração autêntico de mãe (com selo comprovado). Enorme e caloroso. Ela é capaz de tudo pelos seus filhos, inclusive quebrar suas regras. Então, quando há uma possibilidade de lapidar o diamante bruto que é sua filha, Jessica Rae Thomas está disposta a tudo.

Jess é a única provedora da casa. Seu ex-marido partiu há dois anos (graças a Deus), deixando apenas uma menina de 10 anos do casamento entre eles e um garoto de 17 de outro relacionamento. Ela equilibra as dívidas em seus dois empregos como em todo mundo odeia o Chris: em um, ela trabalha em um bar, vez ou outra recebendo uma cantada não desejada; no segundo, está junto com sua melhor amiga em um ramo de faxina de casarões e gente granfina que pode pagar pelo serviço.

As coisas estão indo bem até aí... Ao menos o máximo que elas poderiam ir. Só que uma ligação do professor de matemática de Tanzie muda tudo. Ele informa que a garota tem a chance de ingressar em uma ótima escola particular e ainda mais com uma bolsa de 90%, era uma oferta única e recusá-la deveria ser impossível. É preciso de dinheiro e no meio de tanto otimismo e amor, é justamente o que está em falta. É quando a Olimpíada de Matemática é divulgada, quem consegue o primeiro lugar, fatura um prêmio de duas mil libras e... É um encaixe perfeito! Só há um pequeno problema, quase nada: é na Escócia. Do outro lado da Grã-Bretanha.


Há esse ditado popular que minha mãe adora dizer: se você quiser conhecer uma pessoa, viaje com ela. Em uma viagem acontece o previsível e o imprevisto. Momentos que você quer guardar como recordação e aqueles que você tem que se manter firme, sem deixar o bambolê cair durante um longo período. O motorista estranho, mas não tão estranho assim, tem que compartilhar seu carro com uma família "com uma nova estrutura" e um cachorro com problema de gases. É delicioso ver como a Jojo Moyes escreve cada trechinho com uma realidade concreta e por vezes odiosa e outras adorável.

O livro é inteiramente escrito na terceira pessoa onisciente, mas há mudança de foco entre Jess, Ed, Tanzie e Nicky.  Um Mais Um tem um quê de Pequena Little Miss Sunshine, é uma mistura de comédia, aventura e romance. Tem grandes cenas que você pode rir até se tornar constrangedor e há aquelas que o chocolate se torna fundamental para sua integridade.

Trechos favoritos:
"Então certa vez Ed conheceu uma garota que era a pessoa mais otimista que ele já tinha visto. Uma garota que usava sandálias de dedo torcendo para a primavera chegar. Parecia saltitar pela vida como o Tigrão, do Ursinho Pooh. As coisas que abateriam a maioria das pessoas pareciam não afetá-la. Ou, se ela caísse, logo se levantava. Se tornasse a cair, colava um sorriso no rosto, sacudia a poeria e seguia em frente. Ele nunca conseguiu entender se aquilo era a coisa mais heroica ou mais idiota que já vira."
"A avó de Jess costuma dizer que o segredo para uma vida feliz era uma memória curta. É verdade que isso foi antes de ela sofrer de demência e passar a se esquecer de onde morava, mas Jess entendia o sentido de suas palavras" 


2 comentários:

  1. Nunca li um romance de Jojo... Sério, podem me colocar na camisa de força, mas não foi por falta de vontade e sim por falta de oportunidade.
    Sou muito receosa em relação a romances, e um tanto quanto fechada também... mas sinto que esse vai ser definitivamente o livro que dará o início a minha jornada de Moyes.

    Adorei a resenha!

    Beijocas
    Rebeca Grauer, http://ocafofoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rebeca!
    Sou suspeita para falar qualquer coisa da Jojo Moyes, eu sei, mas se você procura uma leitura incrível para passar o tempo, uma fuga para dar umas boas gargalhadas e de vez em quando se derreter feito gelatina em asfalto de meio dia entre uma página e outra, você pode escolher Um Mais Um.
    E o mais famosinho da Jojo, Como Eu Era Antes de Você... Bem, sou pé atrás com livro que estoura em sucesso, mas eu li esse livro antes de todo estardalhaço e garanto: é morango com nutella, maravilhoso.
    Boa leitura :)

    Beijão
    Loly Vieira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal