segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

State Of Fear

   Olá Curiosos! Hoje a resenha será sobre um livro um tanto que polêmico do escritor Michael Crichton, o mesmo de Jurassic Park.
   Encontrei esse livro em uma feirinha e ele estava com um preço bem camarada, e mesmo sendo usado decidi que iria ler ( principalmente para praticar meu inglês, já que encontrar um livro assim na livraria aqui em Aracaju é osso).

Livro: State Of Fear
Autor: Michael Crichton
Editora: HarperCollins Books

Sinopse: Em Paris, um jovem físico apresenta um experimento oceanográfico - então morre misteriosamente após um encontro romântico com uma bela estranha.

Nas selvas da Malásia, uma poderosa tecnologia de cavitação hipersônica - capaz de derrubar montanhas com o som - é comprada por um interesse privado, sem motivo especificado.

Em Vancouver, um empresário contrata um submarino de pesquisas para uso nas águas da Nova Guiné.

Em Tóquio, em Los Angeles, na Antártica, nas Ilhas Solomon... um agente procura juntar todas as pistas e prevenir uma catástrofe global.


   Quando eu comprei o livro não tinha prestado atenção que ele se tratava sobre o meio ambiente e fiquei meio receosa. E é exatamente por causa da discussão de se o aquecimento global existe ou não que o livro se tornou polêmico. Muitos falaram que o autor é contra os ambientalistas e que o livro é uma forma de aliviar e justificar as ações de empresas e indústrias, contudo eu não vi dessa forma. Para mim há uma mensagem clara no livro que é representada pelo professor Kenner, pois apesar deste não acreditar na ideia do aquecimento global e achar que é uma invenção para organizações lucrarem, ele não deixa de defender que o meio ambiente precisa ser preservado.

   Há basicamente uma crítica muito forte sobre a dualidade divulgada na mídia como o bem sendo as ONGs ambientalistas e o mal sendo a indústria. Essa questão é representada pelo personagem Evans, um advogado do famoso filantropo George Morton, e que ao decorrer do livro vai mudando sua visão sobre a discussão, principalmente pelos vários debates com o professor Kenner.

   O livro se desenvolve entre debates, um pouco tediosos e recheados de informações científicas, e cenas de ações dignas de Indiana Jones, mostrando os nossos heróis - professor kenner, Evans, Sarah e Sanjong - lutando contra os eco-terroristas que desejam  validar a teoria do aquecimento global por meio de catástrofes mundiais durante uma conferência sobre o meio ambiente. 
   Eu confesso que durante a leitura e depois dela eu fiquei dividida, e ainda não sei se gostei do livro ou não. Realmente, os dados científicos em certos momentos são tantos que eu fiquei agoniada com tanta informação, ele coloca até gráficos. Faz sentido e ajuda a construir os debates, mas o excesso cansa a mente e eu tive que dar muitas paradas na leitura para terminar o livro.

   Contudo, a ação junto com todas essas informações me deixaram um pouco eufórica e não sei como também gostei da história. Me fez parar para pensar sobre o fato de que apesar de haver muitas pesquisas sobre o assunto, ainda é algo muito vago e que o ser humano pode demorar para descobrir. Dessa forma, pela minha indecisão eu resolvi classificar como 3,5/5 , pois o livro é bom com muitas partes tediosas e arrastadas.

3,5/5

Trecho do Livro - Mensagem do Autor

" Nós precisamos de um novo movimento ambiental, com novos objetivos e novas organizações. Nós precisamos de mais pessoas trabalhando no campo, no ambiente real, e menos pessoas atrás de telas de computadores. Precisamos de mais cientistas e de menos advogados."


Obs: A sinopse e o trecho citado foram traduzidos por LanaM (eu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2013 | Design e C�digo: Amanda Salinas | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal